Foi divulgado hoje, 15 de julho, o resultado do Concurso Público Nacional de Arquitetura do Novo Centro Administrativo do Maranhão, promovido pela Secretaria de Estado da Gestão e Previdência do Maranhão e organizado pelo IAB-DF e IAB-MA. O objeto do concurso é o reordenamento do complexo de edifícios existentes e sua adequação aos princípios de segurança, conforto e salubridade.
Menção Honrosa: Luciano Rocha de Andrades
Co-autores: Rochelle Castro Silvio Machado, Matías Carballal, Andrés Gobba, Mauricio López.
Cidade: Porto Alegre - RS
Colaboradores: Alexis Arbelo, Aldo Lanzi, Isabella Madureira, Mauricio Wood, Pablo Courreges, Pamela Davyt, Charlotte Pericchi, Diego Moreras, Felipe Lessa, Guillermo Acosta, Emiliano Lago, Gerard Rouillier, Martin Pronczuk, Santiago Saettone, Camilla Pereira, Jaqueline Lessa.
A comissão julgadora destacou nesta proposta a força da articulação do partido, estruturado por um eixo norte-sul que configura um espaço de convivência com caráter de rua no interior do complexo arquitetônico.
Terceiro Lugar: Pablo Basílio de Sá Leite Chakur
Co-Autor(es): Fernanda Ferreira, Edson Lucchini Junior, Ricardo Martos. Pessoa Jurídica: Ópera Quatro Arquitetura S/S Ltda
Cidade: São Paulo - SP
Colaboradores: Emilly Tauhyl de Campos, Lucas Ozawa Pelin, Marcelo Sandro de Oliveira, Michelle Carvalho D’Angelo, Murillo Fantinati dos Santos, Natália Peres Rodrigues, Patrícia Yume Akiyama, Paulo Rodrigues da Silva. Consultoria Sustentabilidade: Estudio ARK!Z
Proposta definida pela articulação de dois eixos principais, no sentido norte-sul, que estruturam as atividades e funções do complexo administrativo do CAE. O pedestre tem o papel de protagonista do conjunto arquitetônico. A cultura local também é incorporada de maneira positiva, contudo, a comissão considerou que a ideia de se fazer dois subsolos demandaria um investimento muito alto. Além disso, o partido também dificulta a execução do projeto em etapas.
Segundo Lugar: Pablo Emilio Robert Hereñú
Co-Autor(es): Eduardo Ferroni, José Paulo Gouvea
Cidade: São Paulo - SP
Colaborador(es): Denis Ferri, Diogo Pereira, Ivan Mazel, Natália Tanaka e Nathália Grippa
A comissão destacou nesta proposta a racionalidade de sua implantação. O partido arquitetônico permite a execução da obra em etapas e prevê possibilidades de expansões futuras. Porém, a ausência de espaços cívicos e sociabilidade, sobretudo no térreo, enfraqueceu a proposta.
Primeiro Lugar: Arthur de Mattos Casas
Co-Autor(es): Gabriel Ranieri, Joana Oliveira, Luís Eduardo Loiola, Nara Telles, Pedro Ribeiro, Rodrigo Tamburus
Cidade: São Paulo - SP
Colaborador(es): Daniela Diniz, Eduardo Mikowski, Mariana Santoro. Revisão de texto: Luiza Costa
Com um partido arquitetônico consistente, a proposta confere ao Complexo Administrativo do Estado do Maranhão grande representatividade e expressivo valor simbólico. O projeto sugere a articulação dos edifícios por meio de uma praça cívica que configura o espaço externo do complexo. A estrutura dos edifícios assegura grande flexibilidade na utilização e apropriação dos pavimentos-tipo, além de possibilitar a construção em etapas.
Comissão Julgadora:
Igor Soares Campos
Luciano Margollo Soares
Manoel Balbino de Carvalho Neto
Sanadja Medeiros
Carla de Azevedo Veras
Para conhecer mais das propostas premiadas, visite a página oficial do concurso. A Ata de Julgamento pode ser acessada aqui.
Via novocentroadministrativoma.arq.br